Quinta-feira, 8 de Março de 2012
Mar da Galileia

 

            Viajar ao longo destas sedutoras e místicas paragens que a mão do povo judeu cuida com todo o desvelo, constitui além do regalo de ver as coisas bem feitas, uma verdadeira lição pedagogica dada a forma como aquele povo se serve da tecnologia para produzir riqueza e bem estar social.

 

          Peritos na rega gota-a-gota, por esse sistema Israel tem a quase totalidade do seu espaço geográfico regado dessa maneira. São muitas  toneladas de mangueira empregues no sistema e que distendidas, como aqui neste canteiro, por todo o país, levam à terra o nectar necessário para ela produzir.

          A distância entre Yardenit e Tiberiades é curta, cerca de 10 a 15 minutos por boa estrada está o trajecto feito. Aqui para imitar Jesus neste Mar da Galileia há que parar e fazer uma viagem pelo lago. Assim se fez.

 

          Para o efeito, diversas embarcações tradicionais da região aguardam, perto do cais de embarque, pela vez de poderem levar em digressão algum dos miuitos peregrinos que diariamente visitam a Terra Santa.

          Não fugindo à regra, também o nosso grupo conheceu essa agradável sensação de viajar dentro de um barco que dizem é uma replica autentica dos do tempo de Jesus. Só isso basta para se ficar feliz e dar graças. " ....Andando ao longo do mar da Galileia...lançaram a rede ao mar, porque eram pescadores" (Mt 4: 18)

 

           Já no barco, recorde-se que antes de iniciar o passeio, a Holyland Sailing.Lda., proprietária da embarcação, sabendo-nos peregrinos portugueses, teve a gentilesa de nos honrar com a exibição da nossa  Bandeira e entoar do Hino Nacional por um experimentado grupo musical contratado. Estes são momentos em que fora de Portugal, nos sentimos mais portugueses. E é também como disse: com este povo estamos sempre a colher ensinamentos. 

          Tiberiades, cidade fundada por Herodes Agripa, hoje nada tem a ver com a cidade do tempo de Jesus, mas é o principal povoamento das margens do Lago ou  Mar da Galileia. 

          No barco os nossos pacientes e atenciosos guias turisticos: o judeu, Sr. Yaacov Kreiman; e a portuguesa, Rosário.

Vídeo que dá uma melhor perspectiva do lago e da cidade de Tiberiades

 

          Já dentro do autocarro para arrancar com destino ao restaurante, até porque os ares de Mar da Galileia abriram o apetite à lusitana camaradagem  

 

          E passados 10 minutos estavamos nós já em terra de Cafarnaum para neste tipiico restaurante na margem do lago almoçar e depois fazer a resto da visita de uma jornada,  que nesse dia ainda ia a meio, eram então 11h15, do passado dia 16 de Fevereiro. 



publicado por aquimetem às 18:59
link do post | comentar | favorito

3 comentários:
De mg a 10 de Março de 2012 às 23:57
Quem havia de dizer...almocinho em Cafarnaum,,,! Podia ter ido almoçar a um sítio mais pertinho!
Bonito o Mar da Galileia , a barcaça e a cidade de Tiberíades. O Herodes era Agripa também? Essa é nova para mim.
Teve sorte com o tempo por lá, parece-me...


De aquimetem a 12 de Março de 2012 às 16:59
Num restaurante das proximidades, porque em Cafarnaum só existem "pedras que falam", das do tipo do nosso Monte Farinha, que nós deixamos vandalizar. Mas que tudo aquilo é bonito e dá gosto admirar é uma verdade. Agripa era já filho ou neto de Herodes, o Grande - grande até na maldade. Não tive assim tanta sorte como parece, em Jerusalém choveu muito um ou dois dias. Mas com entreabertas. Um abraço.


De mg a 12 de Março de 2012 às 23:58
Aqui no video, as gaivotas pareciam acompanhar o cântico que entoavam , com aquele grasnar barulhento!! Gostei de ver...


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Vão a Ávila com a Bajouca...

Não poder aproveitar

À Verde Pino

Visita à Terra Santa

De visita a Jerusalém

Muro das Lamentações

Basílica do Santo Sepulcr...

Via Dolorosa

Dentro das muralhas

De Ein Karem ao Menorah

arquivos

Maio 2015

Agosto 2013

Junho 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

tags

todas as tags

favoritos

paula-travelho

Boletim ou Folha - 1

Bodas de Prata duma Prela...

O valor a quem o tem !

Razões para uma escolha

Os manos

BTT- Fisgas de Ermelo - S...

Coisas que não esquecem

Errar é próprio do homem

Laranjeiras

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds