Domingo, 22 de Abril de 2012
Muro das Lamentações

          Após o almoço, aí vamos nós pelo Cardo maximus, em demanda do Muro das Lamentações. Isto no chamado Monte do Templo ou do Moriah. Falamos da zona considerada mais sagrada para o povo judeu, em Jerusalém, visto aqui se situar a Esplanada do Grande Templo, onde os judeus se vêm lamentar e orar a Jeová.

          O primeiro Templo foi construído pelo rei Salomão, no ano de 970 a.C. e foi destruído por pelas forças de Nabucodonosor. Foi edificado diversas vezes pelos Macabeos e finalmente ampliado e reconstruído por Herodes. Dessa maravilha resta apenas o Muro ocidental do Templo! Muro que com a Esplanada do Grande Templo e a mesquita Aqsa, são os principais atractivos daquele histórico canteiro da cidade. Mas primeiro vamos começar pelo Cardo, aquela rua colunada que atravessava a cidade de norte a sul, desde a Porta de Damasco até à Porta de Sion.

           O Mapa de Madaba é a mais antiga representação gráfica que existe de Jerusalém, e tem servido de guia aos arqueólogos na prospecção e descoberta de restos do que foram anteriores edificações da antiga Cidade Velha. Observando o mapa, distinguem-se duas igrejas que já ao tempo eram assinaladas pela sua importância - a do Santo Sepulcro, a norte, e a igreja Néa, na extremidade meridional. 

 

          Tanto o Cardo maximus, como a igreja Néa foram localizados conforme indicação do Mapa de Madaba. A igreja Néa (igreja nova) era do século VI e foi mandada construir por Justiniano. O Santo Sepulcro é do século IV e deve-se à piedade de Constantino, o Grande.

          Uma parte do Cardo já aberta aos visitantes, onde se pode admirar a  beleza daquela via que atravessava a Cidade Velha de Jerusalém naquela época.

          Um painel, no topo da zona visitável, mostra uma imagem do que era o Cardo, e como dele se serviam os utilizadores. Terminada esta visita fomos em direcção ao lugar mais sagrado de Israel para todo o Povo Judeu: o Muro das Lamentações!

           Além da senha de entrada, a revista electrónica é rigorosa, pois são perigosos os inimigos do povo judeu. Mas Deus é grande e os judeus têm muita fé e confiança n'Ele.

        Parte da Esplanada do que foi o Grande Templo 

           Na esplanada, alem do Muro das Lamentações, onde os Judeus em ritmado movimento de reverencia fazem as suas orações a Jehova, também à segunda-feira e terça-feira pela manhã as crianças que completam treze anos de idade vão participar no seu cerimonial religioso.

           Junto ao Muro, divisões recuperadas e reconstruidas a partir dos escombros e ruinas que pertenceram a edificios anteriores, são agora  aproveitadas para centros de estudo e ensaios da juventude judia, como a seguir se vê:

 

          Aulas de canto e catequese

          Religião, cultura e ciência fazem dos judeus o povo mais inteligente do mundo, mas também o mais martirizado. Talvez por isso.

 

           Por este corredor aéreo que da Esplanada dá acesso à Sinagoga Muçulmana, do outro lado do Muro, que por questões políticas deixou de se poder visitar, consegue-se ver uma nesga da cúpula do edifício. Ao lado esquerdo das arvores.

           A segurança, em Israel é  um bem que actualmente falta neste mundo de tiranos e oprimidos que os democratas sustentam e deles se servem conforme as circunstâncias.

        Porta de Damasco

          Já fora das muralhas e o adeus à Cidade Velha, agora sim a mesquita ou sinagoga vê-se melhor 



publicado por aquimetem às 23:45
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Vão a Ávila com a Bajouca...

Não poder aproveitar

À Verde Pino

Visita à Terra Santa

De visita a Jerusalém

Muro das Lamentações

Basílica do Santo Sepulcr...

Via Dolorosa

Dentro das muralhas

De Ein Karem ao Menorah

arquivos

Maio 2015

Agosto 2013

Junho 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

tags

todas as tags

favoritos

paula-travelho

Boletim ou Folha - 1

Bodas de Prata duma Prela...

O valor a quem o tem !

Razões para uma escolha

Os manos

BTT- Fisgas de Ermelo - S...

Coisas que não esquecem

Errar é próprio do homem

Laranjeiras

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds