Quinta-feira, 1 de Março de 2012
Jaffa (em hebraico Yafo)

 

          Tel Aviv que depois da criação do estado de Israel forma com Jaffa uma das mais importantes cidades israelitas, e por isso não raro aparece com a grafia Tel Aviv – Yafo,  é também sede de um dos mais notáveis municípios de Israel. Fundada em 1909 nas proximidade da antiga cidade portuária de Jaffa ( em hebraico Yafo) a actual cidade e sede do  município de Tel Aviv, nasceu em 1950, dois anos após a criação do estado de Israel. Uma cidade moderna e em franco desenvolvimento. Dista de Jerusalém cerca de 60km.

           Jaffa importante cidade para o cristianismo, falam-nos dela os Actos dos Apóstolos(9:36-42), assim: "Havia na cidade de Jafa uma crente chamada Tabita, nome que significa "Gazela". Esta mulher passava a vida a fazer bem e a ajudar os necessitados. Naquela altura ela ficou doente e morreu. Depois de a lavarem puseram o corpo num quarto do andar de cima. Como Jafa ficava perto de Lida, onde Pedro se encontrava, e os crentes sabiam que ele estava lá, enviaram dois homens com este recado: "Vem ter connosco sem demora". Então Pedro foi ter com eles. Quando chegou levaram-no para o quarto onde estava o corpo. Todas as viúvas se puseram em volta de Pedro, chorando e mostrando os vestidos e outras roupas que Tabita tinha feito. Então Pedro mandou sair toda a gente do quarto. Ajoelhou-se e orou, e, virando-se para a morta, disse: "Tabita, levanta-te!"Ela abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. Pedro pegou-lhe na mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os crentes e aquelas viúvas, e apresentou-a viva. Isto veio a saber-se em toda a cidade de Jafa e muitos creram no Senhor. Pedro ficou lá bastante tempo em casa de um curtidor de peles, chamado Simão".

          Muitos dos residentes árabes por ocasião do êxodo de 1948-49 abandonaram a cidade que se torna centro de acolhimento de imigrantes judeus no período da independência de Israel. Tendo assistido durante vários a uma crise de valores morais e sociais que lhe chegaram a merecer o atributo de "Cidade do Crime", hoje Jaffa antiga é dos lugares mais aristocratas de Israel e procurado por artistas que ali têm um bairro que lhes é consagrado, o bairro dos artistas. Na imagem a fonte dos signos.

           Uma rua do Bairro dos Artistas

           Memória da casa que foi de Simão, o curtidor, no Bairro dos Artistas

           Igreja de São Pedro

          Tela alusiva ao milagre de São Pedro na pessoa de Tabita

 

        Visita feita, partimos por volta das 08h30 (hora local) em direcçao a Cesareia.



publicado por aquimetem às 00:53
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De mg a 1 de Março de 2012 às 09:03
Jaffa = Yafo e Tel Aviv, devem ser belíssimas pelo que se vislumbra aqui. Interessante esta passagem de Tabita e o Apost. Pedro. Bonito.
Já tinha ouvido falar de Simão da Bíblia e à minha avó. Bonita a casinha de pedra, e no Bairro dos Artistas.
Esta coisa de chamar "Cidade do Crime", pois, a cidade devia ser um chamariz para negócios e corrupção, dado que haveria riqueza.É sempre assim.


De aquimetem a 5 de Março de 2012 às 17:28
São concerteza pese que Tel Aviv quase não vi a cidade. Mas lembro que Telavive e Jaffa são por assim dizer a mesma coisa, estão unidas e formam o mesmo munícipio. Telavive é uma urbe nova e sem história, enquanto Jaffa é citada em tempos remotos. Hoje viver alí, em Jaffa , só para super milionários.


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


posts recentes

Vão a Ávila com a Bajouca...

Não poder aproveitar

À Verde Pino

Visita à Terra Santa

De visita a Jerusalém

Muro das Lamentações

Basílica do Santo Sepulcr...

Via Dolorosa

Dentro das muralhas

De Ein Karem ao Menorah

arquivos

Maio 2015

Agosto 2013

Junho 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

tags

todas as tags

favoritos

paula-travelho

Boletim ou Folha - 1

Bodas de Prata duma Prela...

O valor a quem o tem !

Razões para uma escolha

Os manos

BTT- Fisgas de Ermelo - S...

Coisas que não esquecem

Errar é próprio do homem

Laranjeiras

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds