Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

toumilo

toumilo

08.03.12

Rio Jordão (Yardenit)

aquimetem, Falar disto e daquilo

           Através do cultivado vale de Jizrael, vizinho do Monte Tabor, onde a par dos cereais, as amendoeiras, a vinha e demais árvores de fruta são aqui a nota dominante, vamos na direcção do Mar da Galileia visitar o local que no entender dos israelitas Jesus foi baptizado no rio Jordão.

 

          Para Israel tal como o vale de Jizrael, também o vale do Rio Jordão constitui uma das suas regiões agrícolas mais férteis. O Rio Jordão corre por uma longa depressão geográfica que se estende por Israel, Jordânia e Cisjordânia chegando ao sopé do Monte Golan.

 

            Nessa longa depressão encontram-se o rio Jordão, o vale de Hula,  o Lago de Tiberíades e o Mar Morto. Aqui vê-se o Lago ou Mar de Tiberíades,  com o Rio Jordão a jusante e  vizinho desse mar onde  se despeja para depois reiniciar a marcha com destino ao Mar Morto. 

            Às 08h50 já estávamos a dar entrada na porta de acesso o local que para Israel é tido como sendo onde Jesus foi baptizado por São João Baptista. Por isso é que desde 12 de Julho de 2011 esse local, situado na margem ocidental do Jordão, na Cisjordania ocupada, foi equipado com modernas instalações pelo governo israelita.

 

           Foi esta a primeira imagem que recolhi do Jordão, um dos rios mais famosos do mundo, não pelo seu tamanho, mas sim pela sua história.

          Muito poluído, no entanto não deixa de estar povoado por certas espécies mais resistentes à degradação ambiental, como é o caso do peixe-gato, ou dos castores, que por tão habituados com as visitas sobem ao encontro das pessoas à espera que lhe dêem algum petisco. 

  

          Neste placar consta a identificação do local: Yardenit.

           Como em Cana, com o Matrimonio; também no Rio Jordão, com o Baptismo, é tradição fazer-se a renovação desse Sacramento. Uns por imersão no rio, como ao fundo se vê um grupo trajando de branco; outros apenas derramando uma pequena quantidade de água sobre a cabeça, caso do outro grupo paralelo; ou no caso do nosso, aqui de boné avermelhado, que constou de ouvir da boca do nosso assistente espiritual a repetição da formula cristã desse Sacramento.

 

          Ainda ali, o Sr. Padre Melquíades leu-nos um trecho do Evangelho alusivo ao Rio Jordão: " Então veio Jesus, da Galileia, ter com João , ao Jordão, para ser baptizado por ele. João opunha-se, dizendo: " Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti. E Tu vens a mim?"( Mt. 3:13-14).

 

   

          Entrada e saída com passagem pela loja das recordações

 

              Loja de recordações. Quem quis comprou,  quem não quis andou.

 

           Saída da loja por esta colunata ao encontro do autocarro que nos esperava.

  

          E cá esta ele, com o nome da Verde Pino e de PORTUGAL bem visíveis; eram 09h50 quando o nosso competente  motorista arrancou para mais outra etapa de sonho.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Fazer olhinhos