Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

toumilo

toumilo

25.04.12

De visita a Jerusalém

aquimetem, Falar disto e daquilo

          A segurança em Israel faz parte do sistema social e político do país, e reflecte-se em todo o ambiente laboral ou de lazer. A formação cultural e cívica que cada cidadão judeu recebe torna-o responsável e quase polícia especial apto a proteger e a proteger-se caso seja preciso. Ao contrário dos exércitos tradicionais em que até os profissionais parece que têm vergonha de andar fardados, os militares israelitas sentem orgulho da farda, e na rua, circulam com todo o à-vontade, inspirando confiança e respeito pela manutenção da ordem publica a toda comunidade que neles confia. Sem rigores regimentais, nem preconceitos com uniformes, ao soldado israelita o que se lhe exige é que cumpra bem a missão que lhe é atribuída, o resto fica por sua conta, como mostra um grupo de militares que à saída da Porta de Damasco ví, e cujo barrete ou solidéu, a cor e feitio me despertou curiosidade. Eram 14h05 (16h05, em Portugal), quando nos preparávamos para deixar a Cidade Velha, a caminho do hotel.

           O percurso se não fora o muito transito aquela hora, a colina onde se citua o hotel, vizinho do Centro Comercial da Malcha e do Centro Médico de Hadasa, fazia-se rapido, assim demorou cerca trinta minutos.

         Com óptimas estradas e bermas arranjadas e limpas, por onde se passa tudo é agradável aos olhos e aos sentidos de quem gosta de ver as coisas bem feitas

          Ao passar aqui, lembrei-me que daí a pouco voltava a  passar por ali, mas já de noite, a caminho de Tel Aviv.

           E finalmente chegados ao Rimonim Jerusalem, para preparar as malas, jantar, reunir pela ultima vez com todos os companheiros de peregrinação, deitar e por volta da 01h30 da madrugada arrancar em direcção ao aeroporto de Tel Aviv.

          Parque privativo do hotel

 

           Recepção

          Recepção e sala de exposições

 

          Numa fugida ao 9º andar, ainda aproveitei para colher esta foto, antes que se fizesse noite

 

           .....e esta também.

  

           Depois do jantar seguiu-se a reunião com todos os participantes na peregrinação que para mim, além do que representou esta inesquecível visita a terras que Jesus pisou, foi também o prazer de criar novas amizades, entre as quais destaco um casal de conterrâneos meus, a "animadora" do grupo D. Adelaide e seu marido Sr. Ernesto Pereira, que de Bruxelas vieram directos a Tel Viv para ali se integrarem na nossa peregrinação. Também uma hora antes de nós, partiram de Jerusalém para Tel Aviv donde regressaram a Bruxelas, pois que ainda nesse dia, 21 de Fevereiro, tinham o trabalho à sua espera na capital de Bélgica. Para este casal de transmontanos do meu distrito de Vila Real, o abraço de um mondinense de Vilar de Ferreiros, residente em Lisboa, mas também admirador de Santa Marta de Penaguião. Outro amigo que jamais vou esquecer e que daqui saúdo é o Sr. Yaacov Kreiman que tivemos a sorte de ter por guia turístico durante a nossa estadia em Israel. Um simpático judeu, que com 83 anos de idade me fez soar se o quis acompanhar nas aceleradas visitas programadas, e da boca de um experiente cicerone e muito culto judeu, ouvir falar da sua terra e da terra de Jesus Cristo. Que essa juventude se mantenha por muitos anos mais, caríssimo Sr. Yaacov! 

 

           O vídeo que já anda no Facebook, mostra o grupo muito atento a ouvir o guia Sr Yaacov todo entusiasmado a falar do seu país e do gosto que o povo judeu tem em trabalhar, por isso os preguiçosos gostam pouco deles...Eu admiro este povo, gabo-o e louvo-o ao terminar esta minha derradeira jornada de 20 de Fevereiro de 2012, de visita a Jerusalém 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub